sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gêneros de Animes - Shoujo,Josei,Bishoujo e Gekiga

Gêneros de Animes

Foto: Nana

Shoujo - Animes destinado  ao público feminino adolescente
Josei - Animes destinado ao público feminino adulto
Bishoujo - Animes com referência há personagens com caracteristicas jovens e bonitas destinada ao público masculino.
Gekiga - Animes destinado ao público mais amadurecido

Shoujo

Foto:Fruits Basket, Lovely Complex e Kanon

Shoujo é um termo usado para definir mangás/animes voltados para o público jovem feminino. Na grande maioria das vezes, tratam de temas românticos como triângulos amorosos, amores impossíveis e primeiro amor. Os shoujos mais tradicionais apresentam um traço peculiar, no qual os personagens têm olhos bem grandes e detalhados, e há presença forte de flores, brilhos e bolhas.
O primeiro mangá considerado shojo foi A Princesa e o Cavaleiro criado pelo mangaká Osamu Tezuka. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público-alvo (adolescentes).
Na maioria das vezes, um mangá ou anime shoujo mostra os sentimentos que o personagem sente ao decorrer da série.
O mangá shoujo é conhecido por que o começo da história é sempre conhecido, em geral o encontro de um casal que logo irá se apaixonar, e ter um final bastante imprevisível o que por vezes frustra as leitoras. A complexidade do enredo varia conforme a idade do público alvo a ser atingido. Muitas vezes os temas giram em torno de colégios, poderes mágicos e geralmente uma história de amor.
Algumas obras: Lovely Complex, Fruits Basket, Clannad, Air, Kanon e entre outros…

Josei

Foto: Paradise Kiss e Nodame Cantabile

Josei é termo usado para definir mangás/animes voltados para o público adulto feminino. Os temas são bem mais variados que em mangás shoujo, mas tendem a tratar de relacionamentos na sociedade moderna japonesa. Os personagens são bem trabalhados e pouco idealizados.
As histórias são geralmente na vida e o cotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás shoujo (voltado para meninas e adolescentes) apresentam, em especial, romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio do que o do estilo shoujo.
Outra característica dos Josei é a liberdade para se criar as histórias, pois não existem restrições. Pode-se colocar cenas explícitas de sexo em histórias Josei sem que sejam consideradas pornográficas (Um tema corriqueiro nas histórias Josei é a abordagem da sexualidade). Também não existe a pressão para a criação de produtos como brinquedos e jogos de console. Como a maioria dos Josei possuem características mais realistas, suas adaptações em geral são para jdrama em filmes, novelas e seriados de televisão com atores reais, sendo muito poucos os Josei transpostos para anime.
Algumas Obras: Honey and Clover, Nodame Cantabile,  Paradise Kiss , Nana e entre outros...

Bishoujo

Foto:Strawberry Panic e Tantei Opera Milky Holmes
 
Bishoujo é um termo japonês usado para referir-se a garotas jovens e bonitas, geralmente abaixo da idade universitária
Embora bishoujo não seja um gênero propriamente dito, mas sim um estilo de personagens, séries que contêm personagens predominantemente deste estilo, como as do chamado gênero harém, são por vezes informalmente chamadas de séries bishoujo. Uma vez que um dos principais atrativos dessas séries são geralmente a arte e as atraentes personagens femininas, o termo é por vezes entendido como um "gênero" que vive exclusivamente em função da comercialização de suas belas personagens em vez de seu conteúdo ou enredo.
Algumas obras: Tantei Opera Milky Holmes, Infinite Stratos e entre outros...

Gekiga

Foto: Monster

Gekiga é o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios.
Com um traço pesado, é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vingança, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros, são alguns elementos que o caracterizam. Sem limitações que seriam obviamente impostas pelas editoras, os desenhistas apenas procuravam agradar seu público, que na maioria eram pessoas adultas, procurando desenhar de modo mais clássico, menos cartunístico, e desenvolvendo histórias cujos enredos dramáticos pareciam-se mais com os de filmes e novelas. Assim surgiram os gekiga modernos.
Algumas Obras: A Lenda de Kamui de Sanpei Shirato; Vagabond de Takehiko Inoue;  Monster de Naoki Urasawa; Akira de Katsuhiro Otomo; Hokuto no Ken de Buronson e Tetsuo Hara; Blade, a lâmina do imortal, de Hiroaki Samura e entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário